9 Dicas para manter hábitos saudáveis durante as férias (sem gastar nada)

9 Dicas para manter hábitos saudáveis durante as férias (sem gastar nada)

Você passa meses esperando pelo momento em que poderá usufruir das suas tão sonhadas férias, mas quando volta delas tem que lidar com as consequências de ter abandonado seus hábitos saudáveis durante o seu descanso? Pois saiba que manter hábitos saudáveis durante as férias não precisa ser algo penoso. Aqui, você verá que ser saudável durante a sua viagem, além de bom para o seu bem estar, é ótimo para o seu bolso.

Na ânsia de relaxar e aproveitar as férias, a gente acaba deixando de lado muitos dos hábitos saudáveis dos quais não abrimos mão durante o resto do ano. E aí quando chega a hora de voltar à realidade, começa a sina para retomar uma rotina mais saudável e recuperar nossos hábitos pré-férias.

As dicas que você verá aqui são coisas que eu busco fazer quando viajo. Com isso, consigo manter hábitos saudáveis onde quer que eu esteja. E ainda por cima economizo!

1) Caminhe sempre que puder

Sempre que possível, eu evito usar transporte público quando estou viajando. Procuro sempre ir a pé para os principais pontos turísticos. Primeiro, porque é uma excelente maneira de me exercitar. Segundo, porque é também um jeito ótimo de conhecer a cidade onde estou. Terceiro, porque isso evita que eu gaste dinheiro com transporte público ou táxis.

Essa dica vale inclusive para os passeios com guias turísticos. Eu nunca andei naqueles ônibus “hop-on, hop-off” porque acho que é um gasto desnecessário.

Tour grátis, Bucareste, Romênia
Visita guiada grátis em Bucareste, Romênia

Há cada vez mais cidades turísticas que oferecem visitas guiadas grátis aos seus visitantes. Em geral, esses passeios duram de 2h a 3h e são feitos a pé. Por isso, além de super interessantes, eles são baratos (é de bom tom dar gorjeta para os guias) e são uma ótima maneira de se exercitar.

2) Evite fazer todas as refeições em restaurantes

Essa dica depende um pouco da onde você está hospedado. Se for em um apartamento tipo Airbnb, é super fácil usar a cozinha para preparar as suas refeições. Mas mesmo em hotéis é possível fazer lanches ou comprar pratos saudáveis prontos no supermercado, tais como saladas.

Hábitos alimentares saudáveis
Prato vegetariano

Tudo bem, pode ser que você não queira ter que cozinhar durante as férias. Nesse caso, é possível montar sanduíches saudáveis, saladas ou mesmo fazer pratos rápidos e simples. Além de ser mais saudável (porque você escolhe os ingredientes que vai consumir), é sempre muito mais barato do que comer fora.

Obviamente, isso não quer dizer que você não vai comer fora nenhuma vez. Conhecer a gastronomia local é uma excelente forma de conhecer a cultura de uma cidade ou país. Mas se você puder preparar ao menos duas das suas principais refeições diárias (café da manhã e almoço, por exemplo), a sua saúde e o seu bolso agradecerão.

3) Tenha sempre uma garrafa d’água

Manter-se bem hidratado/a é super importante para uma vida saudável. É muito fácil a gente se distrair durante uma viagem e esquecer de beber água. Principalmente se o clima no lugar de destino é frio.

Beber água, hidratação, estilo de vida saudável
Água “fresca”

Por isso, carregue sempre com você uma garrafa d’água. Sucos naturais também são uma excelente alternativa. Ou, se estiver muito frio, tome chás!

Quando morei na Inglaterra, adquiri o hábito de tomar chá todos os dias. Não o chá inglês propriamente dito (que não me agrada muito), mas chás do mundo todo e de todos os sabores. Durante o inverno, eu chegava a tomar até cinco canecas de chá por dia. Assim, pude me manter hidratada mesmo quando o clima estava muito frio e eu não sentia vontade de beber água.

4) Tenha sempre frutas ou cereais para lanchar

É melhor fazer várias refeições pequenas por dia do que comer apenas uma ou duas vezes, mas ingerir uma tonelada de uma vez. Isso porque ao comer com maior frequência, você treina o seu metabolismo a trabalhar com maior constância. Com isso, há menos acúmulo de gordura porque o organismo não sente mais necessidade de estocar energia para longos períodos em que não há ingestão de calorias.

Quando estou viajando, tendo a passar o dia todo fora para passear o máximo possível. Por isso, sempre tenho comigo um lanche saudável: barra de cereal, castanhas e frutas secas, biscoitos leves, ou frutas (tá, às vezes tenho chocolate, mas não mudemos de assunto!). Isso me ajuda a manter hábitos saudáveis mesmo quando estou passeando. Fora que evita que eu fique mal humorada por conta da fome!

Eu compro essas coisas no supermercado, que é sempre muito mais barato do que comer em restaurantes ou cafés. Assim, evito gastos excessivos com comida e garanto uma alimentação mais equilibrada.

5) Se exercite na sua hospedagem

Ok, isso requer bastante força de vontade e disciplina. Afinal, quem quer perder tempo fazendo abdominais e apoios nas férias?

A boa notícia é que há combinações de exercícios de alta intensidade de cerca de 7 minutos de duração que muitos dizem ser super eficazes. Esse tipo de exercício se tornou popular há alguns anos e mostrou que se exercitar todos os dias não precisa ser algo árduo e nem consumir muito do seu tempo. Ou você pode fazer como o youtuber Max Petterson e dançar sozinho em casa para se exercitar!

Estilo de vida saudável, dicas de viagem
Torrevieja, Espanha

Se você é alguém que se preocupa em manter um estilo de vida saudável, é provável que você já tenha uma boa disciplina. Eu, por exemplo, me comprometo a fazer esse tipo de exercício de 4 a 5 vezes por semana. Me disciplinei para me exercitar estando frio ou calor; tendo já caminhado um monte ou não; estando exausta ou relaxada. E o resultado é sempre uma sensação de bem-estar muito boa.

6) Evite elevadores

Essa dica depende de você ter joelhos bons, claro! E é algo que dá para fazer o tempo todo, não só durante as férias. Além de economizar energia e ajudar um pouquinho o planeta, você aproveita para se exercitar.

7) Experimente atividades novas

Se você é do tipo esportista, aproveite as férias para experimentar atividades diferentes. Escalada, stand up paddle, andar de caiaque, fazer canoagem, fazer trilhas, surfar, esquiar na neve, patinar no gelo…há inúmeras opções, para todos os gostos.

Hábitos saudáveis, esquiar na neve
Esquiando em Oslo, Noruega

Algumas dessas atividades são mais intensas e um pouco mais arriscadas. Então é sempre bom lembrar a importância de contratar um bom seguro de viagem que te dê suporte no caso de alguma lesão ou acidente.

8) Aproveite o que a sua hospedagem tem a oferecer

Vários hotéis e até mesmo apartamentos têm piscina, academia de ginástica e até estúdios de yoga. Já fiquei inclusive em um hostel que oferecia aulas de yoga para os hóspedes!

Verifique se a sua hospedagem tem um espaço onde você possa se exercitar. E se programe para usar as instalações diariamente, seja para se energizar antes de começar seu dia ou para relaxar após um dia de passeios.

9) Recorra aos aplicativos

Há uma infinidade de aplicativos dedicados à saúde e bem estar. Você pode recorrer à eles para saber o que, onde e o quanto comer; lembrar de tomar água; saber o quanto você já caminhou num dia; saber quais exercícios você deve fazer; etc.

Bom para a saúde e para o bolso

Ao seguir essas dicas, você garantirá hábitos saudáveis durante as suas férias e certamente terá uma viagem mais prazerosa, pois terá mais energia e disposição para passear. Com isso, você poderá aproveitar tudo o que o lugar onde você está tem a oferecer e, além de tudo, economizará dinheiro!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *