Por ser uma cidade bastante turística, Cartagena de Índias possui uma cena gastronômica bastante variada. E com tantas opções para todos os gostos (e bolsos), pode ser difícil escolher onde ir.

Na nossa viagem estávamos em um grupo de 4 pessoas com estilos, gostos e orçamentos bem diferentes. Assim, acabamos experimentando uma boa variedade de restaurantes. Por isso, resolvi compartilhar com vocês nossa experiência gastronômica na cidade.

Cafe Stepping Stone

Esse foi o primeiro restaurante que experimentamos em Cartagena. A razão da nossa escolha foi porque é um restaurante com boas opções vegetarianas, preços acessíveis, boa localização (centro histórico) e bem colocado no Trip Advisor.

O ambiente do local é meio “hipster” e percebemos que a maioria da clientela era de estrangeiros. Os próprios fundadores são gringos: dois australianos que resolveram combinar sua paixão por comida em uma empresa social cujo objetivo é promover mudanças sociais positivas na cidade.

Cafe Stepping Stone - Pratos típicos em um restaurante com uma pegada social

Cafe Stepping Stone – pratos típicos em um restaurante com pegada social

O que gostei foi que eles oferecem opções de pratos típicos colombianos, porém com alternativas para vegetarianos. Minha única questão foi que, talvez por ser um lugar mais simples, não me pareceu impecavelmente limpo. Os utensílios tinham algumas marcas de digitais e isso me incomodou um pouco. Mas fora isso, a comida era boa e o preço também, então achamos que valeu a visita.

Endereço: Calle San Andres, 30 – 40, Getsemani (Casa Naranja cerca de Club Havana, Calle Media Luna), Cartagena

Site: http://www.cafesteppingstone.com/

San Valentín

Passamos por esse restaurante/bar bem na hora da janta no nosso 1o dia em Cartagena. E como estávamos famintos, resolvemos experimentá-lo. Seus preços são bem mais salgados e é um restaurante mais “carnívoro”, com pouquíssimas opções de pratos vegetarianos.

Não é o tipo de local que eu e o Douglas costumamos frequentar quando viajamos, justamente por ser mais caro. Mas como o estilo do lugar estava mais de acordo com o que os nossos companheiros de viagem estavam acostumados, acabamos jantando por lá.

Cardápio do restaurante San Valentín em Cartagena de Indias

Os carnívoros gostaram bastante da comida. O atendimento também foi adequando, embora na noite em que estivemos no restaurante eles estavam passando uma partida de futebol nos televisores e o barulho estava bem alto. Mas, de modo geral, se você gosta de carne, não se importa com preços mais altos e procura um lugar no coração do centro histórico de Cartagena, esta é uma opção válida.

Endereço: Calle Vicente García, 6-33, Cartagena

Site: http://www.sanvalentinrestaurantebar.com/

Collage Charladero

Esse restaurante também fica bem localizado e, além de pratos ocidentais tradicionais (hamburgueres, massas e sanduíches), possui opções mais típicas de Cartagena. Além disso, eles oferecem opções vegetarianas, o que para mim é sempre bom.

O ambiente do restaurante é bem descolado, com uma decoração bastante alegre. E não é por menos: 70% do lugar é feito com material reciclável.

O atendimento é bom e a comida estava gostosa. Os preços, como a maioria dos restaurantes no coração do centro histórico, poderia ser mais acessível. Mas para nós foi uma boa opção de fast food para todos os gostos.

Endereço: Puente Roman 5 – 47, Cartagena

Site: http://collagecharladero.com/menu/

Pezetarian

Esse restaurante parece uma rede de comida relativamente saudável que oferece pratos “fusion” de comida asiática e colombiana. Os pratos são bem servidos e fazem mesclas interessantes, por exemplo com temperos da culinária asiática e ingredientes latino-americanos, como o abacate. É uma boa opção para quem quer algo rápido e barato, que não pese no estômago.

Pezetarian - opções vegetarianas e saudáveis em Cartagena de Indias

Pezetarian – opções vegetarianas e saudáveis em Cartagena de Indias

Endereço: Carrera 7, 36-19, Calle Segunda de Badillo, Cartagena

Site: http://www.pezetarian.com/

Ganesha

Minha culinária favorita é a indiana. Como não há muitos restaurantes indianos autênticos no Brasil, sempre que viajo procuro uma opção indiana nas cidades que visito. Quando vimos que Cartagena tinha um restaurante indiano, fomos correndo para lá.

Restaurante indiano em Cartagena de Indias

O ambiente do Ganesha é bem legal. O local é agradável, bem decorado e confortável. Mas confesso que a comida foi uma decepção. Pedi um curry vegetariano que veio sem gosto nenhum de prato indiano. Não tinha temperos o suficiente e, de modo geral, estava bem sem graça. Mas pode ser que tenha sido má sorte, mesmo por que o restaurante tem boa nota no Trip Advisor. Então se você quiser tirar a dúvida, pode valer a pena.

Endereço: Calle de la media luna, 10-81, Getsemaní, Cartagena

Site: http://ganesharestaurante.co/#home

Girasoles

O Girasoles é um restaurante vegetariano/vegano bastante simplório. A comida é caseira e é oferecida em “menus” diários, que incluem algumas poucas opções de entrada e prato principal, além de suco natural.

O ambiente é simples e o restaurante é pequeno, mas a comida é bem saborosa e é super barato! Acho que foi o restaurante mais barato que vimos em Cartagena, mas se não me engano eles só abrem para o almoço.

A localização também é boa, pois ele fica na Cidade Murada, mas não na parte mais badalada (e cara) do centro histórico.

Endereço: Calle de Los Puntales, 37-01, Cartagena

Site: https://www.facebook.com/pg/vegetarianogirasoles/photos/?ref=page_internal

Crepes & Waffles

Esse restaurante foi uma maravilhosa surpresa em Cartagena. Acabamos encontrando-o por acaso, quando resolvemos dar uma pausa no nosso tour e tomar um café para descansarmos. Vimos as opções do cardápio e os preços e ficamos imediatamente interessados. Eu acabei pedindo uma salada com queijo de cabra e o Douglas uma sobremesa. E adoramos a comida. Tanto, que decidimos voltar lá no dia seguinte, para jantarmos.

Crepes & Waffles - Nosso favorito em Cartagena de Indias

Crepes & Waffles – Nosso favorito em Cartagena de Indias

Sobre o restaurante em si, trata-se de uma franquia inaugurada em Bogotá no início da década de 1980. A ideia dos fundadores era fazer uma pequana creperia, com estilo rústico francês, mas em um ambiente jovem. A franquia de Cartagena veio depois e se encontra dentro da Cidade Murada. O ambiente é bem interessante, porque parece uma caverna elegante e aconchegante. Além disso, o local é super amplo, o que não impede que haja fila nos horários de pico. De todo modo, a espera vale a pena e foi um dos restaurantes que mais gostamos na cidade!

Endereço: Av. San Martin, Plaza Bocagrande, Cartagena

Site: https://crepesywaffles.com.co/menu

Cafe del Mural

Vocês devem saber que o Douglas ama café, né? Então, não poderíamos deixar de experimentar os famosos cafés colombianos. Por isso, aproveitamos que queríamos conhecer o boêmio bairro Getsemani para experimentar os produtos do Cafe del Mural. Lá, você pode experimentar marcas comerciais e artesanais, de diferentes qualidades e tipos de grãos feitos em diferentes métodos de extração e infusão. Além disso, o ambiente é super diferente e despojado, com uma decoração que lembra uma loja de antiguidades, mas com motivo de café.

Cafe del Mural - cafés e um ambiente descolado

Cafe del Mural – cafés e um ambiente descolado

Portanto, se vocês quiserem conhecer Getsemani, aproveitem para dar uma esticada até esse café. E, no caminho, não deixem de admirar os belos grafites pelos muros do bairro.

Endereço: Calle San Juan, 25-60, Getsemani, Cartagena

Site: https://www.facebook.com/CafedelMural/

Esses foram os restaurantes que experimentamos durante nossa estadia em Cartagena de Indias. Como vocês podem ver, eles têm pegadas bem diferentes entre si e dão uma boa ideia do que a cidade pode oferecer em termos de gastronomia. Há centenas de outras opções muito boas por lá, portanto essa lista é apenas para contar como foi nossa experiência e talvez para inspirá-los a experimentar alguns desses lugares.

E vocês, têm outras indicações de restaurantes em Cartagena de Indias? Compartilhem!